as 6 paisagens mais típicas do sul da Califórnia

Se você já visitou o sul da Califórnia, esse post vai te trazer de volta para cá. Se ainda não conhece, te apresento as seis paisagens mais comuns de serem vistas por aqui:

setamontanhas

dsc_0737

 

Elas são lindas e estão por toda a parte. Na região da Califórnia a movimentação das placas tectônicas sempre foi (e ainda é) ~intensa~, fazendo com que ocorressem mudanças físicas na superfície, como a formação de montanhas. Outra coisa que rolou foi o fato de duas placas tectônicas (a placa norte-americana e a placa do Pacífico) se encontrarem, gerando bastante atrito. Isso vem de faz tempo e resultou na famosa falha de San Andreas, que praticamente cruza o estado da Califórnia quase inteiro. Esse atrito ainda acontece e é o motivo de tantos terremotos ocorrerem por aqui! Mas relaxa, geralmente as tremedeiras não são tão fortes — o terremoto mais assustador que presenciei aqui durou 3 segundos. Eu meio que curti a emoção. Parece que em breve vai até sair um filme bem hollywoodiano sobre a falha, né? Tô doida pra ver, só que não.

O mais legal de ter montanhas por aqui é o fato de nevar nessas regiões no inverno! É uma vergonha admitir isso, mas eu nunca fui lá conferir — é que também sempre vamos para o Brasil no final do ano, época do inverno aqui. Um monte de gente aproveita para esquiar e alugar chalézinhos confortáveis para curtir a neve.

Olha ela aí, coberta de neve lá em cima
Olha ela aí, coberta de neve lá em cima

Quando levo meu marido ao trabalho, sempre vejo as mesmas montanhas, e sempre penso, aff, que coisa mais linda do mundo. Não canso de me surpreender com elas.

setaplazas

www.commercialrealestateinsurance.com
http://www.commercialrealestateinsurance.com

Outra coisa que está por todo o lado no sul da Califórnia são os plazas. É possível encontrar um (ou dois) em quase cada quarteirão. Esses lugares têm vários estabelecimentos “dentro” dele, como supermercados, farmácias, lojas de departamento, posto de gasolina, restaurantes, academias, etc. Apesar de ser muito conveniente às vezes — o estacionamento geralmente é amplo e você pode resolver várias coisas em um lugar só –, os tais dos plazas meio que acabaram com estabelecimentos locais da região, uma vez que nesses lugares há mais redes grandes de lojas como Walmart e Starbucks, por exemplo. As grandes coorporações passaram a dominar geral — para comprar livros, só tem a Barnes & Noble, para tomar café, tem só Starbucks, para comprar remédio, só tem Walgreens e CVS — e acabaram com as lojas menores. Uma das coisas que mais sinto falta aqui é poder explorar um sebo bacana, ir em uma loja diferente e descobrir lugares inusitados. Aqui, infelizmente, as coisas são muito corporativas.

seta

deserto

DSC_0213

Muitas vezes, acompanhando as montanhas, vem a paisagem meio marciana, com 50 tons de vermelho-terra/laranja/marrom e muitas rochas. Apesar da parte desértica estar mais para os lados de Palm Springs, não tanto aqui no sul, ainda dá para notar a secura em vários lugares daqui, cheios de plantinhas típicas de deserto e calor ~sul-mato-grossense~.

setavizinhanças genéricas

DSC_0001

Em Orange County — e mais especificamente em Irvine, cidade onde eu moro –, as casas e prédios seguem um padrão um tanto quanto tedioso. Como quem comanda a cidade quer que tudo combine — tanto que para pintar o exterior da sua casa, a cor precisa ser “aprovada” pelas autoridades –, tudo fica muito igual. Esqueça o amarelo-ouro, o rosa-choque ou cinza sóbrio, aqui o que vale são tons de bege. TODAS as casas se parecem com as outras por aqui e eu sinto muita falta da variedade. Por isso que diferenças e opiniões diversas enriquece tanto as nossas vidas, né? Sem esse tempero, tudo fica muito chato.

Eu sinto que a cidade se esforça muito em ser perfeita. Só que eles esquecem que perfeição, além de não existir, é um conceito muito relativo.

seta

mar

dsc_0822

É por isso que eu amo a Califórnia: tem deserto, tem montanha, mas também tem mar e praias lindas! A variedade das paisagens daqui é surreal. E praia é uma das coisas mais abundantes no sul da Califórnia — Laguna Beach, Newport, Huntington, Dana Point e Marina Del Mar são algumas que compõem o time de lindezas daqui.

Como já dizia Lulu Santos, aqui é o lugar perfeito para pegar umas ondas. Huntington Beach, por exemplo, é considerada a cidade onde nasceu o surf — mas não sei até onde isso é verdade. Lá e em Newport são uns dos pontos principais onde surfistas profissionais e amadores treinam.

Dá até pra ficar parado assistindo o povo tomando um caldo das ondas
Dá até pra ficar parado assistindo o povo tomando um caldo das ondas

setapalmeiras

DSC_0695

Elas estão por toda a parte e fazem parte dos cartões postais da Califórnia. Nossas amigas palmeiras estão presentes milimetricamente alinhadas em ruas grandes daqui, plazas, parques, praças e praias. Muitas delas (para não falar todas) são importadas do México e de alguns outros países/estados, e foram plantadas em vários lugares da Califórnia — principalmente no sul — por motivos de belezura. O pessoal das antigas viciou nas palm trees e achou que super combinou com o clima tropical daqui. E não é que combina mesmo?

Convido vocês também a observar mais o lugar onde vivem, tenho certeza que vão ter boas surpresas e que vocês vão notar o quanto não costumamos apenas parar e admirar as coisas ao nosso redor. Quais as paisagens mais comuns da cidade onde você mora?

8 thoughts on “as 6 paisagens mais típicas do sul da Califórnia

  1. Que lindo o lugar que você mora, Gabi! quantas paisagens diferentes num mesmo espaço, né? Aqui em CG também é um pouco assim, mas menos. A cidade é mais plana e não tem essa padronização de casas, aqui cada casa é de um jeito. Imagina se a prefeitura tivesse que aprovar a cor que pintamos a casa? ah, e sei lá porque, mas tudo que você me mostrou me lembrou breaking bad haha. ❤

    Like

    1. Verdade, Lyra, aqui a variedade é imensa e é o que eu mais gosto daqui. E eu entendo sua ligação do lugar com Breaking Bad, haha, na verdade, New Mexico é bem perto daqui!
      Eu amo Campo Grande, fico impressionada com o tanto de natureza. E o céu/pôr-do-sol é mais lindo que existe.

      Like

Leave a comment