sabores da Califórnia – nozes pecan com açucar & canela

DSC_0029

Uma das coisas que eu notei quando mudei para a Califórnia foi como o pessoal aqui se preocupa com a alimentação. Eu imaginava que nos Estados Unidos eu iria encontrar muita gente obesa, como já tinham me falado antes, mas eu acho que a Califórnia é uma exceção. Eu já comentei aqui no blog que por ser um estado com muitas praias e clima quente, o pessoal é mais noiado com a aparência.

Na maioria dos supermercados daqui a seção de produtos saudáveis — com granola, barrinhas de cereal e/ou proteína, etc — é enorme. Foi lá que encontrei também uma grande variedade de nozes e frutos(as) secos, que são ótimas opções para um snack mais light e equilibrado.

Eu experimentei e gostei muito de um tipo de noz em específico. Ela se chama noz pecan, mas apesar do nome, ela não é um tipo de noz, e sim uma drupa. Peraí que já descomplico: drupa é uma fruta que, assim como o pêssego, a nectarina e a ameixa, tem só uma semente e ela geralmente é bem grande.  Só que no caso das pecans, a diferença é que ela não tem um fruto muito carnudo e apenas sua semente é comestível. Ela é originária aqui dos EUA, mas é importada para o Brasil e muito produzida no sul do país.

A noz pecan é uma delícia — bem parecida com noz comum, só que sem o saborzinho amargo característico — e faz super bem à saúde. Mas nada como pegar uma coisa saudável e botar um toquezinho ~calórico~, né, gente? Descobri essa receita pela esposa de um colega de trabalho do meu marido, que fez e levou para o pessoal do escritório dele. Meu marido trouxe um pouco para mim e eu amei! Como não consegui entrar em contato com quem fez essa maravilha, pesquisei na internet (Pinterest é meu melhor amigo) e adaptei uma receita que encontrei lá. Deu muito certo e resolvi dividir com vocês!

DSC_0024

Essa receita é perfeita se você quer alguma coisinha doce para beliscar, mas nada muito enjoativo ou que tenha muita porcaria. Só um alerta: esse negócio é viciante. Depois que estiver pronto, pegue algumas nozes e guarde o resto, senão você vai comer elas igual pipoca!

Caso seja muito difícil achar nozes pecan onde você mora (você tem mais chances de encontrá-las em mercadões e feiras, eu acho), tenho certeza que com nozes comum fica legal também!

Fazer nozes açucaradas é mega fácil. Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de açucar
  • 1/2 xícara de açucar mascavo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 4 xícaras (ou 340 g) de noz pecan (ou noz comum)
  • 1 clara de ovo, batida
  • Papel manteiga (ou papel alumínio)

DSC_0016

Antes de tudo, pré-aqueça seu forno a 150°C e forre o fundo de uma forma grande e rasa com papel manteiga. Ouvi dizer que papel alumínio funciona também e não deixa as nozes grudarem na forma!

Já bata também a clara de ovo. Não precisa ser em neve, bata apenas até dar uma espumadinha de leve. De nada. 😉

Vamos lá!

1. Coloque os açucares, a canela e o sal em uma tigela média, e misture tudo muito bem. Separe.

2. Em outro recipiente, misture as nozes pecans e a clara de ovo batida, até as nozes ficarem bem cobertas pela clara.

3. Agora, adicione aí a primeira mistura (dos açucares e canela) e, gentilmente, misture tudo, até as nozes ficarem bem cobertinhas.

DSC_0019

4.  Coloque as nozes na forma forrada (fale isso em voz alta, é engraçado), e deixe no forno por 40 minutos. Quando der 20 minutinhos, tire as nozes do forno e dê uma misturada em tudo, só para ter certeza que o açucar está bem distribuido. (Curta o cheirinho delicioso de canela + açucara tomar conta da sua casa, ô perfuminho bom!) Deixe por mais 20 minutos, e voilà! Suas nozes pecan açucaradas estão prontíssimas.

DSC_0026
Agora é só deixar essas belezas esfriarem e aproveitar! É claro que você não vai comer tudo de uma vez, né (resista, você consegue), então é só guardar as nozes em um potinho bem fechado.

DSC_0037

DSC_0042
Olha quem queria um pouco, o Charlinho! Tive que explicar que noz não é pra gato, não

Essas nozes açucaradas são crocantes, docinhas na medida certa e com aquele sabor rico das nozes. Perfeição, apenas.

E vocês, já experimentaram noz pecan? 

Advertisements

4 thoughts on “sabores da Califórnia – nozes pecan com açucar & canela

  1. Eu sou apaixonadona por frutas secas com cobertura calórica. Nunca testei fazer em casa, pq essa mistura sempre me remete àquela franquia do copinho verde (q esqueci o nome) caríssima, do Shopping Campo Grande. Mas enfim, taí algo pra testar 😉

    Like

    1. Finalmente uma pessoa que gosta de frutas secas, haha. Eu também curto! Pior, essas nozes lembram muito aquelas do shooping, até o cheiro fica super parecido. Me fala se vc achar nozes pecan aí em CG 😉

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s