sabores da Califórnia — salada em potinhos

DSC_0035Como eu amo a internet, gente. Sério, não tem um dia que eu passo sem aprender uma coisa nova ou sem ver uma coisa diferente. Principalmente depois da criação do Pinterest, receitas, DIYs e mais um montão de coisa bacana pra gente se inspirar ficaram mais disponíveis do que nunca.

Faz um tempo que ando vendo uma moda ~culinária~ se aproximar: saladas montadas em potinhos de vidro. Além de ser bonitinho, deixar saladas prontas na geladeira é uma mão na roda naqueles dias corridos. Agora você não vai mais poder usar aquela desculpa, ai, mas eu não tenho tempo de comer bem. A chave é preparar tudo com antecedência.DSC_0023Há um tempo ando vendo em blogs daqui e no Pinterest essas saladas, e finalmente resolvi testar. Final de semana passado fiz quatro desses potinhos para usar durante a semana, e olha, foi uma beleza. Como meus dias foram bem agitados, foi uma maravilha poder apenas pegar uma salada na geladeira e já ter um almoço pronto, ali.

Não existem muitas regras e receita específica para fazer as saladas, mas tenho umas dicas para vocês na hora de montar os potinhos:

setacoloque o molho primeiro, lá no fundo

Li em vários lugares que é mais bacana colocar o molho primeiro. Assim, quando você for comer sua salada, é só agitar bastante para o molho ficar bem distribuído. Tem gente que não gosta muito de colocar o molho junto e o levam em um potinho separado, ou fazem um “copinho” de papel no topo do pote, fechando-o bem com a tampa depois. Eu fiz o lance do copo (usei papel manteiga) e gostei muito — prefiro misturar o tempero na hora, acho que a salada fica mais fresca:DSC_0013DSC_0014

setacoloque ingredientes que “sugam” o molho mais para cima

Colocar coisinhas como proteínas (grão de bico, tofu) e frutas pertos do molho não é uma ideia muito boa. Elas acabam sugando o molho, fazendo com que os ingredientes-esponja fiquem ensopados e com uma consistência eca. Deixe-os mais para cima, mais ou menos no meio do potinho.output_2HT5rN

setaacrescente proteína sempre

Salada é sempre ótimo, mas para ser um almoço que sustente, precisa ter uma proteininha, né? Não esqueça de colocar uma fonte de proteína — pode ser tofu, grão de bico e/ou quinoa, ou até um franguinho ou peixe. No caso do uso de proteína animal, deixe para colocar esse ingrediente no dia do consumo da salada, no topo de tudo.

setause o que tem na geladeira

Outra coisa bacana de preparar esses potinhos é poder usar o que eu tiver disponível na geladeira. Às vezes, estou quase para perder um pepino ou umas folhas de rúcula, por exemplo, e posso usá-los para fazer uma salada mistureba diferente.

setaseja criativo

Uma coisa que aprendi aqui nos EUA é ser mais criativa na hora de fazer saladas. Os norte-americanos gostam de incrementar essses pratos, acrescentando alguns ingrendientes inusitados como feijão, frutas, nozes, queijos variados, arroz e sementes de tudo quanto é tipo. Ultimamente, tenho colocado bastante em minhas saladas morangos, blueberries, feijão (sem o caldo), quinoa e nozes (não todos juntos, tá, gente, cada um em um tipo de salada diferente!). Não tenha medo e misture várias coisas que você curte em um potinho só.DSC_0007Para fechar com chave de ouro, vou deixar para vocês uma receita bem bacana que encontrei no Pinterest. Amo todos os ingredientes e testei logo a receita — ficou uma delícia.

Salada de espinafre e morango, com vinagrete de morango & limão

  • 2 colheres de sopa de vinagrete de morango e limão (receita abaixo)
  • Quinoa pronta
  • Morangos, picados
  • Cebolinha, picada
  • Queijo feta ou ricota, em pedaçinhos
  • Folhas de espinafre

A quantidade dos ingredientes não é muito específica, vai muito do gosto de cada um (e do tamanho do potinho).

Anota aí o que você vai precisar para fazer o vinagrete de morango & limão:

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de chá de geleia de morango
  • 1 colher de sopa de suco fresco de limão
  • 1 colher de chá de mostarda
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco (eu não tinha, usei vinagre de arroz)
  • Sal e pimenta a gosto

É só misturar bem todos os ingredientes, e seu vinagrete está prontinho! Receita complicada, né?

Confiem em mim, essa combinação fica uma delícia! O amarguinho do limão com o morango + o salgado do queijo é perfeição pura. Gostei tanto desse molho que uso ele em outras saladas também.

E vocês, gostam de saladas diferentes? Se tiverem alguma receita legal, compartilhem comigo!

Leave a Reply

